segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jogos mais influentes de todos os tempos!

É comum vermos por aí listas com os melhores jogos já desenvolvidos, ou dos jogos mais jogados de todos os tempos, jogos mais decepcionantes e por aí vai... 

Agora resolvemos fazer algo diferente: os jogos mais influentes de todos os tempos! Isso mesmo, vamos falar daqueles jogos que influenciam a criação de outros jogos no futuro, e estimularam os gêneros e tecnologias empregadas em seu desenvolvimento!

A pesquisa foi feita e divulgada pela IGN (em inglês) e estamos disponibilizando ela para vocês, com algumas alterações para que o artigo fique mais interessante e que chame mais a sua atenção, caro leitor!

Para ver a lista com os jogos mais influentes de todos os tempos é só continuar lendo! Não esqueça de comentar e boa leitura!

10 / Space Invaders

Plataforma: Arcade
Desenvolvedor: Taito
Ano: 1978

Óbvio que Space Invaders não foi o primeiro game que foi um fenômeno. O game "Pong" chegou 6 anos antes mas, até então, nenhum jogo tinha estimulado os desenvolvedores e os jogadores a entrarem em um mundo "futurístico", foi o que Space Invaders fez, tratando de invasões alien. Sendo também um dos primeiros jogos (se não o primeiro) a fazer parte do gênero de "tiro".

E por incrível que pareça, os jogos anteriores não eram capazes de salvar as pontuações (Scores), Space Invaders foi o primeiro a contar com este recurso. Gerando de forma indireta uma competição no arcade, de forma que um queria bater o récorde do outro, contribuindo para o enorme sucesso do jogo!

Shigeru Miyamoto, criador do Mario, disse à revista Time que Space Invaders foi o que revolucionou a indústria dos games. Dizendo que antes de ver este jogo, ele não era muito interessado em games e certamente nunca teria seguido essa carreira. Então podemos dizer que Mario e Link (Zelda) devem a vida ao Space Invaders!

9 / Ultima

Plataforma: Apple II
Desenvolvedor: Richard Garriott
Ano: 1980

Quando a série "Caverna do Dragão" (ou Dungeons & Dragons, em inglês) foi um sucesso na América, na década de 80, os pais ficavam apavorados ao verem seus filhos assistindo um grupo de jovens que vão para um mudo desconhecido, cheio de elfos, magias negras, demônios etc. A alternativa para muitos foi comprar um computador, para distrair seus filhos de outra maneira, eles só não contavam com Richard Garriott, felizmente!

Fã de "Dungeons & Dragons" e um programador BASIC auto de data, Garriott fundiu seu amor por programação e por RPGs em um game de computador, em um Apple II, e foi chamado de "Akalabeth: World of Doom", em 1979. Mas o "Ultima I: The First Age of Darkness" já era o sucessor imediado de Akalabeth, que foi o grande propulsor para jogos de RPG no futuro!
O Ultima tinha uma visão de "cima para baixo" e perspectivas de primeira pessoa e foi extremamente influenciado por D&D, como o terreno e as cavernas. Se você, nos dias de hoje, está atrás de Gems,  Magos malvados, compra itens em lojas, você deve isso em grande parte ao Ultima. E se você faz isso em um MMO, deve mais ainda! O Ultima também tinha uma versão Online!

Claro que outras pessoas tentaram transformas D&D em um game, mas só Garriot conseguiu com sucesso, e as séries de Ultima influenciaram outras séries de RPGs - como Final Fantasy e Dragon Quest.

Curiosidade: os projetos de Garriott no início era tão enraizados em Dungeons & Dragons que o título inicial de Akalabeth era D&D28b, mas ainda bem que ele decidiu mudar!

8 / Karate Champ

Plataforma: Arcade
Desenvolvedor: Technos
Ano: 1984
Antes de Street Fighter declarar as regras das lutas nos games, as pessoas gastavam seu tempo treinando artes marciais no Karate Champ. O jogo pobularizou o combate "um-a-um" com uma perspectiva lateral, até então, os jogos de luta costumavam ter uma visão de cima.

E não foi o único a utilizar este tipo de cenário, mas foi o primeiro a se tornar popular. E os dois lutadores utilizando quimonos branco e vermelho. Alguma semelhança com Ryu e Ken, de Street Fighter?

Karate Champ incluía rodadas "Bônus" entre os combates, onde os jogadores tinham que desviar de objetos lançados e quebrar placas com os punhos. Essa é outra característica que podemos ver em Street Fighter: as rodadas "Bônus".

Outros jogos que podem chamar Karate Champ de Sensei incluem Yie Ar Kung-Fu, da Konami, e Moral Kombat. Os jogos de luta alcançaram o pico de vendas nos anos 90, mas continuam populares até hoje. 

7 / Tetris

Plataforma: Todas as existentes!
Desenvolvedor: Alexey Pajitnov
Ano: 1985~1989

Em 1985, a Guerra Fria fez com que jogos fossem desenvolvidos nos EUA e na Rússia, ambos trabalhando arduamente para um superar o outro. Enquanto os EUA lançaram a indústria de games nos anos 70, um homem de um pequeno centro de informática em Moscou fez a programação de um pequeno jogo chamado Tetris, que em pouco tempo seria um sucesso em todo o mundo!

Embora os consoles fossem extremamente populares na década de 80, eles ainda eram considerados "brinquedos" extravagantes para os jovens da época. O Tetris mostrou aos adultos que alí tinha desafios que estimulavam a mente que, até então, não podiam ser encontrados em outros games, nem em palavras-cruzadas ou quebra-cabeças.
Os fãs da Nintendo ficaram chocados quando souberam que o Game Boy não receberia um jogo do Mario, optando por incluir a sensação russa, o Tetris. Acabou por ser uma decisão brilhante da Nintendo, como o jogo (para a época) era incomum, chamou a atenção de jogadores não-tradicionais e ajudaram a fazer do Game Boy uma das plataformas mais bem sucedidas de sempre.

O Tetris deu início ao gênero de jogos de quebra-cabeça (os Puzzles), pelo menos para os padrões modernos. "Jogos Casuais" é um termo bem popular hoje em dia, mas não é um conceito novo, a indústria poderia ter observado a 30 anos atrás, com o Tetris, que as pessoas gostam de se sentir bem jogando, sejam jogos em "vídeo" ou não.

6 / Super Mario Bros.

Plataforma: NES
Desenvolvedor: Nintendo
Ano: 1985

Shigeru Miyamoto, essencialmente, inventou o estilo de jogo "plataforma" quando ele criou Donkey Kong e Super Mario Bros. para arcades por volta de 1980. Até o momento a Nintendo precisava dele para formar um "hit" para o Famicom (mais tarde batizado de Nintendo Entertainment System - NES), Miyamoto estava pronto para mostrar tudo o que ele aprendeu, fazendo jogos de arcade.

De repente surge Super Mario Bros., um joguinho onde só se pode ir para frente (no caso, para a direita), com personagens em forma de "bichos" e com uma música cativante, que seria o novo padrão de games para os próximos anos!

A história é bem simples: salvar uma princesa de uma tartaruga espinhosa. Mas a capacidade de "viajar" através dos níveis do solo e desaparecer em canos para sair em outro lugar foi revolucionário! Já que os padrões de jogos, até então, eram de "tela-fixa", ou seja, um único cenário.

Nós queriamos postar a lista dos jogos influenciados por Super Mario Bros. mas acho que a lista não estaria atualizada a cada ano que passa. Já que a obra-prima de Miyamoto serve de base para jogos que são lançados ainda hoje, e que ainda serão lançados no futuro!

5 / Wolfenstein 3D

Plataforma: PC
Desenvolvedor: id Software
Ano: 1992

Antes de 1992, a inexperiente "id Software" fez jogos sobre um viajante do espaço de 8 anos de idade, chamado "Commander Keen" e um tanque de guerra que "paira", chamado de "Hovertank 3D". Este último, em "primeira pessoa" e com conflitos violentos, pavimentou o caminho da "id Software" para os PCs, logo lançando Wolfenstein 3D.

Com Wolf 3D, os jogadores de PC foram apresentados a uma história da Segunda Guerra Mundial, envolvendo uma caça Nazista, superfícies com texturas reais, um FPS onde aparecia a mão segurando a arma, podendo alternar em mais de uma arma, contagem de munição e uma série de outras inovações que seriam padrões em todos os jogos FPS que estariam por vir.

Apesar de seus "irmãos mais novos", Quake e Doom, terem feito um sucesso estrondoso durante o surto de jogos para PC na década de 90, eles não teriam existido sem o Wolfenstein 3D. Half-Life e Duke Nukem também podem ser considerados ascendentes diretos do Wolf 3D, e muitos outros - desde Medal of Honor a BioShock.

Wolfesntein 3D também foi fundamental na popularização do modelo de distribuição shareware do jogo, uma prática que permaneceu comum - especialmente para os jogos em primeira pessoa - para os próximos anos.

Curiosidade: a música de Wolfenstein 3D é uma versão do Hino Alemão "Horst Wessel Lied", o hino oficial do Partido Nazista.

4 / Dune II: The Building of a Dynasty

Plataforma: PC
Desenvolvedor: Westwood Studios
Ano: 1992

Quando Dune II foi apresentado em 1992, tudo mudou no mundo dos jogos de estratégia para PC. Com Dune II, a Westwood Studios popularizou o subgênero de estratégia em tempo real e as bases para o sucesso de jogos que viriam em um futuro próximo, como Warcraft, Comand & Conquer e Total Annihilation.

Herzog Zwei, The Ancient Art of War e um punhado de outros jogos de estratégia já haviam introduzido elementos de tempo real, mas Dune II exigiu tomadas de decisão em frações de segundo, pensamento estratégico de verdade, e um foco que ia além da produção de unidades e atacar, incluindo a busca de recursos e a construção de estruturas.

E a simples inovação de permitir que os jogadores usem o mouse para selecionar e operar as unidades individuais e as estruturas, foi suficiente para fazer o joguinho ser um sucesso total!

3 / Super Mario 64

Plataforma: Nintendo 64
Desenvolvedores: Nintendo
Ano: 1996

Em 1996, os desenvolvedores de jogos estavam todos em pé ao lado da piscina de jogos 3D, não tenho certeza se a água estava gelada demais para mergulhar. Havia um sentimento geral de que jogos 3D seria algo grandioso, mas ninguém queria ser o primeiro, querendo evitar algum tipo de fracasso.

Então veio o Mario, empurrando todos para o lado e aterrisando como um grande canhão, encharcando todos os outros e mostrando que era seguro pelo menos molhar os pés nos jogos 3D.

Mais de uma década depois e o Super Mario 64 não foi ultrapassado no reino das plataformas 3D, ele fez para plataformas 3D o que o Super Mario Bros. havia feito para plataformas 2D, anos atrás. O que faz com que a franquia apareça nessa lista 2 vezes! Em particular, Mario 64 estabeleceu precedentes para o controle analógico dos personagens e um sistema de câmera dinâmico no jogo.

Curiosidade: Yoshi pode ser encontrado no topo do castelo da princesa. Normalmente, o topo só pode ser acessado depois de vencer o jogo, mas alguns jogadores determinados conseguiram chegar lá antes do final do jogo!

2 / Half-Life

Plataforma: PC
Desenvolvedor: Valve
Ano: 1998

Quando o queridinho da Valve estourou em 1998, toda a indústria dos games tomou conhecimento imediato. Lá se foram as cenas, as fantásticas histórias e os níveis tradicionais dos FPSs que o precedeu.

Em seu lugar, os jogadores encontraram uma história que os envolvia de imediato, com roteiro de eventos, capítulos e uma abordagem coerente que ainda dá o tom em muitos jogos em primeira pessoa de hoje.

Dando uma volta pelo centro de pesquisa Black Mesa, os jogadores sentiram como se estivessem em um ambiente real, com personagens e inimigos movidos pela inteligência artificial de ponta. As influências de Half-Life sobre o jogo não podem ser exageradas, e incontáveis atiradores mordernos têm adaptado sua abordagem ao estilo do jogo.

Ao licensiar a Engine do jogo de graça, a Valve também estimulou desenvolvedores independentes a criarem suas próprias versões do jogo, como Counter-Strike, que se tornou muito popular. A Valve não inventou um modo de jogo, mas como foi seu primeiro FPS, ela revolucionou a área.

1 / Grand Theft Auto III
Plataforma: PlayStation 2, PC e XBox
Desenvolvedor: DMA Design
Ano: 2001

Não são muitos os jogos que podem se gabar dizendo terem gerado gêneros inteiros de jogos, conceitos e fenômenos culturais. GTA III lançou os jogadores para dentro da tela e entregou a eles a chave para uma cidade viva!

Nunca antes foi sentida tanta liberdade no mundo de um jogo. Poderíamos traçar nossas ideias falando da história não-linear - ou não. O jogo oferece uma quantidade sem precedentes de missões secundárias, mini-jogos, e outras oportunidades.

Muitos outros jogos seguiram os mesmos caminhos de GTA III: Saint's Row, Crackdown, True Crime e Scarface, para citar apenas alguns. O termo "GTA Clone" é comumente utilizado para descrever os muitos títulos que "copiaram" a jogabilidade aberta e o cenário criminoso de GTA III.

Curiosidade: Em funcionamento até o lançamento de GTA III, uma versão online do jornal Liberty Tree Newspaper revelava informações sobre os eventos e acontecimentos de Liberty City.

____________________________________

Como acontece em qualquer lista desse tipo, haviam muitos jogos que mereciam fazer parte da mesma e que foram deixados de fora. Mas foi decidido que embora influentes, não têm o mesmo impacto que os 10 pertencentes à lista.

Alguns deles:
  • Prince of Persia 
  • Dragon Warrior 
  • Alone in the Dark 
  • SimCity 
  • Wizardry 
  • Doom 
  • Pong
E chegamos ao fim de mais um post, espero que vocês tenham gostado e, depois de ter feito todo o trabalho de pesquisar e traduzir para seu deleite, caro leitor, espero que você faça sua parte deixando um comentário, assinando nosso feed e seguindo-nos no twitter!

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Na epoca ( la por 1988) contava a lenda que o programador russo que desenvolveu o tetris, nao ganhou nada...

me senti velho pois joguei todos!!!
http://boysgeeks.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...